O projeto ADS Gênero tem como objetivo proporcionar ao corpo discente e demais membros da comunidade de computação do IFBA Salvador um conjunto de discussões, debates e palestras a respeito de gênero, igualdade e inclusão social na área de tecnologia da informação. Entre as principais temáticas e propostas do evento, é notório o foco na importância da inserção, fortalecimento e suporte para as mulheres no mercado tecnológico, sendo o mesmo historicamente masculino.
Esse é um projeto de extensão registrado na DIREC campus Salvador sob número EXT-43-2017 (processo SEI 23279.022030/2017-69).
Período de realização
2017.2 - 29 de novembro de 2017 no IFBA campus Salvador. Ver programação aqui
Público Alvo
O público alvo do ADS Gênero são prioritariamente as discentes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do campus de Salvador, no entanto a ideia é que toda a comunidade acadêmica possa participar, atingindo o ideal de conscientização geral proposto.
Justificativa
Paralelo à formação epistemológica do egresso do curso Tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, vislumbra-se oportunidades de construção e reflexão sobre o espaço das minorias na área de computação e mercado de trabalho. Com isso, acredita-se que é possível fortalecer as mesmas por meio da desmistificação da Tecnologia, além de dar voz para as mesmas na área.
Objetivos
O ADS Gênero tem como objetivo apresentar uma oportunidade de discussão e reflexão aos seus participantes de todos os gêneros, visando:
- Motivar o corpo discente para o diálogo a respeito da equidadede gênero na tecnologia;
- Construir reflexões dos participantes a respeito de cidadania e inclusão social na área tecnológica;
- Incentivar a entrada de novas profissionais na área, concedendo mais espaço e igualdade para as mesmas.
Método
O projeto ADS Gênero é composto com atividades por diferentes papéis. Abaixo é listado os papéis e a(s) atividade(s) a ser(em) realizada(s).
- Coordenação
- O ADS Gênero será coordenado pela coordenador e pelos participantes deste projeto, listados na última seção da página. Deve ser garantido que todas as etapas de realização do curso ocorra de forma transparente e acessível para todos os interessados.
- Palestrantes
- As palestras podem ser ministradas por professores ou convidados externos, doravante chamados de palestrantes. Os palestrantes devem apresentar um documento com dados referentes à palestra que ministrará: Título, resumo, currículo lattes do palestrante, data e horário de sua realização.
Participantes
Os alunos deverão se inscrever nos cursos através do site de ADS, observando os pré-requisitos quando houver.
- Atestados
- Uma vez realizado o curso, o palestrante deverá coletar a lista de presença. A lista de presença será utilizada para gerar os atestados, assinado pelo coordenador do curso de ADS, conferindo a participação do aluno. O palestrante também receberá um atestado conferindo a sua atuação no programa.
- Calendário
- O coordenador deste projeto deverá fazer o planejamento de um dia específico. O ADS Gênero será realizado no início do semestre 2017.2.
- Local de realização
- O ADS Gênero será realizado no auditório do Bloco C.
Resultados Esperados
Espera-se realizar o ADS Gênero no início do semestre 2017.2 para todos os aluno do curso tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desta forma, pretende-se capacitar, pelo menos, 100 alunos na oportunidade.
Organização
Este projeto é uma iniciativa da Coordenação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CADS) e tem os seguintes organizadores:
- Renato Novais, Coordenador do Projeto
- Samir Perez Mortada
- Isnalde Clésia Souza de Miranda
- Caio Jordão Carvalho
- Juliana Matos Santos
- Mariana Barreiros
- Marília Gabriela Libório
- Milena Montenegro Pereira
- Rafaela Santos Fernandes de Jesus